Vamos falar sobre criatividade?

Ao pesquisar sobre o conceito de criatividade é possível encontrar diferentes significados e interpretações a depender da área em que a mesma é concebida. Para Muzzio (2017) “a criatividade é uma condição necessária à inovação, portanto capaz de incrementar o ato de inovar”. Aqui se observa a inserção da palavra dentro das práticas de gestão, como um aspecto fundamental para destacar um indivíduo em relação a outro em um mercado competitivo.

No âmbito da saúde, especificamente sob o olhar das terapeutas ocupacionais Pedral e Bastos (2008), as autoras fazem a união de imaginação e criatividade como: “duas forças do potencial cerebral juntas”.

Podemos então refletir que para desenvolver a criatividade é preciso criar caminhos que levem à imaginação, seja a partir das diferentes relações do indivíduo ao longo da vida, do ambiente em que vive, dos seus diferentes contextos e modos de vida. Criatividade é uma característica que pode se expressar de forma mais intensa quanto mais se estimula a imaginação. Vamos deixar fluir a imaginação e criar?

Citação: MUZZIO, Henrique. Indivíduo, Liderança e Cultura: Evidências de uma Gestão da Criatividade. Rev. adm. contemp. vol.21 no.1 Curitiba Jan./Feb. 2017.

Citação: PEDRAL, Claudia; BASTOS, Patrícia. Terapia Ocupacional – metodologia e prática. Rio de Janeiro: Editora Rubio, 2008.