Criatividade e sua relação com o ambiente

Você sabia que o ambiente pode interferir em sua criatividade? Há uma relação direta entre eles. Ao considerarmos uma pessoa que vive em condição de moradia precária e outra que vive em uma casa limpa, arejada e ventilada… quem você acha que teria maior chance de desenvolver a criatividade?

O ambiente por si só não determina a expressão ou não do ato de criar, mas tem um papel muito importante nesse processo. É necessário ter em mente que o despertar da criatividade depende da junção de diferentes variáveis, dentre elas o ambiente. Mas, a partir do perfil da pessoa, existem condições ambientais que são mais favoráveis a uma do que a outras.

Há pessoas que em ambientes com música agitada, bem iluminados e movimentação ao redor sentem mais facilidade em criar. Já outras, necessitam de um ambiente tranquilo, silencioso, com pouca iluminação e preferem estar isoladas. Então voltamos ao ponto do saber quem “sou eu” para organizar melhor o ambiente criativo. Já consegue imaginar como pode ser o seu?